Software de previsão de viabilidade de empreendimentos garante sucesso da mudança de trajetória de negócios em incorporadora pernambucana.
Graças ao alto índice de acerto do software VIABIL, da BDK Solutions, a incorporadora Moura Dubeux, que até então organizava seus dados em planilhas Excel, pôde ampliar sua atuação no mercado imobiliário de Recife.
O software de previsão de viabilidade de empreendimentos imobiliários VIABIL, desenvolvido pela BDK Solutions, permitiu à incorporadora Moura Dubeux, de Recife, em Pernambuco, a não apenas reduzir o custo de projetos, mas, mais do que isso, mudar o rumo de seus negócios.
Isabella Darce Resende, coordenadora da área de incorporação e financiamento imobiliário da Moura Dubeux, conta que, até cerca de um ano e meio atrás, a empresa atuava na construção de condomínios fechados, em projetos cujo um grupo de pessoas cuidava da arrecadação de capital e desenho e arquitetura dos imóveis, ficando à cargo da incorporadora apenas a construção de fato. "Até então, tínhamos todos os dados estáticos, organizados em tabelas Excel, que impediam uma análise mais profunda das informações e projetos de viabilidade mais próximos da realidade", lembra a coordenadora da Moura Dubeux.
À época, a empresa optou por mudar a sua atuação junto ao mercado imobiliário, deixando de atuar apenas como administradora dos projetos de condomínio, para cuidar dos projetos desde a sua concepção até a sua entrega. "Começaram a surgir demandas por uma ferramenta que permitisse a configuração de premissas que ajudassem na tomada de decisão e influenciassem positivamente os resultados finais de cada projeto", explica. Foi quando a Moura Dubeux implementou o VIABIL.
Segundo Isabella, o software mudou muito o cenário da empresa, trazendo a possibilidade de análises econômicas de empreendimentos mais detalhada. Ela explica que o software contém indicadores de margem de resultados financeiros e do próprio projeto, incluindo uma série de premissas pré-configuradas de forma a avaliar a viabilidade e impacto de cada detalhe sobre a rentabilidade de um projeto.
"Além disso, nos permite a análise econômica de empreendimentos, baseada em dados de comercialização e despesas de projetos anteriores, a partir dos quais gera relatórios informando exatamente quais características são necessárias para garantir a viabilidade do novo projeto", detalha, acrescentando que as análises incluem desde preço por área privativa construída, até simulações de eventuais parcerias para o empreendimento. "O VIABIL é hoje quem nos direciona para as tomadas de decisões em relação a prosseguir ou não em um projeto", garante.
Afirmando que o software foi o alicerce para a mudança de rumo nos negócios da Moura Dubeux, Isabella conta que a empresa ainda utiliza a solução para o acompanhamento de vendas do empreendimento, de modo a assegurar que os resultados obtidos foram de fato aqueles planejados. "Finalmente, o VIABIL serve de base para a organização e geração de relatórios aos investidores", conclui a coordenadora.
|
|
|